Onde fala do Dízimo na Bíblia do Novo Testamento?  - ZOOM Plugado
Religião

Onde fala do Dízimo na Bíblia do Novo Testamento? 

Onde fala do Dízimo na Bíblia do Novo Testamento e o que é o dízimo de acordo com a cultura judaíca? Dízimo é uma tarefa que todo cristão deveria praticar, não como uma exigência, mas como um princípio de vida. Será que a prática do dízimo está no novo testamento, será que a pratica de ofertar e dizimar está enraizadas nas escrituras sagradas? Em sumo, o dízimo está no novo testamento, no entanto, ele está não como uma obrigação e sim como uma ação voluntária de cada pessoa. 

Neste artigo iremos abordar quais são os versículos que fala sobre o dízimo e descobrir se é obrigatório dar o dízimo na igreja.  

Antes de tudo, precisamos entender o que é o dízimo e para isso teremos que mergulhar no antigo testamento. 

O que é o dízimo? 

Dízimo no hebraico é “ma’aser” (מַעֲשֵׂר), que significa [um décimo]. 

o dízimo não apenas uma ação deliberada pelo povo, esse ato é um mandamento de Deus para todos os Israelita. 

Ter essa prática enraizada nas entranhas tem mais haver com o agradecimento do povo pela provisão divina do que uma obrigação estipulada. 

Os judeus veem essa ação como uma pratica de mostrar que estão totalmente gratos e submissos a vontade de Deus. E aponta que seus recursos materiais estão sempre disponíveis para Deus, além do mais, prova que as coisas materiais não estão acima de Deus. 

De acordo com a bíblia, o dízimo foi uma ação necessária que Deus encontrou para sustentar os levitas que não possuíam terra. Esses levitas se dedicavam inteiramente nos trabalhos no templo e o dízimo era usado para sustento do mesmo. 

Além disso, os rabinos pontuam que ser um dizimista está conectado em reconhecer que toda a prosperidade possuída vem de Deus. 

Existia três tipos de dízimo na bíblia no antigo testamento, eram eles: 

  • Ma’aser Rishon: Esse era o primeiro dízimo, esse era dado para os levitas que trabalhavam no templo, está em Números 18:21-24. 
  • Ma’aser Sheni: Esse era o dízimo separado nos anos 1, 2, 4 e 5 do ciclo sabático e era consumido na cidade de Jerusalém, está em Deuteronômio 14:22-27. 
  • Ma’aser Ani: Por último, nos anos 3 e 6 do ciclo sabático, o dízimo era dado as pessoas mais pobres, está em Deuteronômio 14:28-29. 

A expressão “Pôr à prova” sobre o dízimo descrito em Malaquias 3:10 é a única vez que Deus fala dessa forma. Isso porque não há um erro do povo em dar, mas se tratava de que os sacerdotes do templo estavam roubando a Deus. 

Essa palavra “pôr à prova” não está ligada pelo fato de o povo não dar o dízimo, mas para que eles não deixassem de dar o dízimo por conta dos sacerdotes ladrões da época. 

Onde fala do Dízimo na Bíblia do Novo Testamento? 

A bíblia menciona apenas 2 vezes a palavra dízimo, e foi mencionada pelo próprio Jesus. Ele descreve que essa prática não foi abolida da lei, deve ser uma prática constante entre os cristões. No entanto, o dízimo deve ser praticado junto com atos de justiça e fidelidade. 

Eis aqui os dois únicos versículos que aponta a prática: 

Mateus 23:23 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e desprezais o que há de mais importante na lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Vós, porém, deveis fazer estas coisas, sem omitir aquelas." 
Lucas 11:42 "Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda, e de todas as hortaliças, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras." 

Entretanto, o apóstolo Paulo aponta o dízimo como uma ação voluntária. Ele descreve que aquele que deseja retribuir no evangelho de Cristo deve dar com alegria (tanto oferta e dízimo). 

Dízimo no novo testamento 

Mateus 23 aponta que o dízimo deve ser uma prática constante entre um crente, mas deve ser seguido de justiça, a misericórdia e a fé. 

Já no outro texto, em Lucas 11, é o mesmo texto, mas descrito por Lucas, onde ele enfatiza que o judeu deveria dar o dízimo, mas não desprezais o juízo e o amor de Deus. 

Abraão também deu o dízimo antes da lei ser imposta por Deus ao povo, Abraão vivia no tempo da graça (tempo da graça estipula viver por princípios e não por obrigação). 

Aqueles que dizem que a pessoa deve dar o dízimo mesmo não querendo são pessoas que querem apenas o dinheiro, são lobos devorados. 

Lembra da história de Abel e Caim, um trouxe ofertas a Deus, mas apenas Abel foi aceito por Deus. 

Antes que seu dízimo seja aceito por Deus, ele precisa aceitar você. 

E a forma para ser aceito por Deus é através de um coração generoso, por isso – Paulo enfatiza que não devemos dar com tristeza e pesar, mas sim com alegria. 

A ação de dar o dízimo não tem haver em agradar os homens, mas buscar agradar a Deus. 

Por isso, antes de dar algo para Deus, busque entender o princípio de dar. 

O princípio disso é entender que, o que está sendo dado foi dado por Deus e reconhecendo que tudo vem dele, nosso coração dilata e reconhece que essa provisão veio dele. 

Portanto, não é apenas dar para ser aceito, mas buscar ser aceito para depois dar. Ser aceito para dar algo a Deus é praticar a justiça, a misericórdia e a fé (isso não tem a ver com a salvação). 

É obrigatório dar o dízimo? 

Não é obrigatório dar o dízimo. 

Entretanto, o ato de não dar o dizimo mostra para o mundo espiritual que a pessoa não é uma pessoa confiável. 

Ou seja, quando for tratado a respeito de dinheiro na vida da pessoa, ele irá escolher o dinheiro de vez escolher Deus. 

O único meio de seguir a Deus é se entregar totalmente, e entregar seu dízimo e oferta faz parte do pacote. Com essa ação você está deixando claro que o seu tesouro está nos céus, e esse tesouro é Cristo. 

A parábola da pérola é um bom texto para se refletir, o homem vende tudo o que tem para adquirir aquela terra e com a terra ele teria o benefício de ter a pérola. 

É bom refletir sobre isso. 

Pois, Jesus não comparou o Diabo com o senhorio Dele. 

Ele comparou seu senhorio com o dinheiro, ou seja, o dinheiro tem o poder disso. 

Isso porque as pessoas amam mais o dinheiro do que a Deus, e não se libertando do dinheiro é uma prova clara que a pessoa ama mais o dinheiro do que a Deus. 

O erro não está em ter dinheiro, mas amar o dinheiro. O dinheiro traz prazer, conforto e felicidade, e tudo isso em algum momento vai te roubar de Deus

A única coisa que o dinheiro não pode comprar é a alegria, a alegria é um fruto do Espírito e não tem haver pelas coisas materiais que você possui. 

A alegria só tem quem tem a Deus, por ser tratar de fruto do Espírito. Então o que irá determinar seu estado não é o que você e sim o que você é. 

A felicidade se pode comprar com dinheiro, a alegria precisa ser conquistada e essa aquisição não está na terra e sim nos céus. 

Portanto, a pessoa não é obrigada a dar o dízimo, mas não dar o dízimo revela seu coração. E um dos pontos para agradar a Deus é ter o coração totalmente inteiro diante dele. Deus nunca vai ouvir alguém sem antes olhar para ele, o olhar de Deus é direcionada ao coração. 

Quem não dá o dízimo perde a salvação? 

A salvação não tem a ver com dízimo e oferta. 

Jesus foi o sacrifício. Salvação não tem a ver com o que eu faço para ser salvo, e sim pelo que ele fez na cruz. 

Uma pessoa só pode dizimar se foi aceito por Deus. Isso não tem a ver com o apelo em aceitar a Cristo, isso só ocorre porque a pessoa já foi aceita por Ele. 

E a prática de confissão em público só ocorre, porque a pessoa já foi aceita. Jesus disse: “Não foste vós que me escolheste, mas eu vós escolhi a vós”. 

É Deus que escolhe e não o homem. 

De modo geral, a salvação não se pode perder, isso porque não depende do homem e sim de Deus. Entretanto, alguém que é salvo vai desenvolvendo as características de Cristo ao passar do tempo naturalmente.  

Alguém que diz ser salvo e não tem mudança de postura e vive no pecado, na verdade nunca foi salva. É apenas um tolo dizendo algo que não conhece. 

A árvore se conhece pelos frutos e não pelos resultados que ele mostra. 

Alguém pode pregar, profetizar, curar e etc… 

Mas, nunca ter recebido a salvação. 

Fruto fala de mudança de caráter, não se trata em trabalhos. 

Por isso, existe um tempo para se preparar, ensinos a ser apreendidos e coisas internas que precisam ser organizadas. 

Versículo de oferta e dízimo 

Aqui estão todos os versículos que pontua a ação de dar oferta e dízimo, são mais de 20 versículos contando o novo e antigo testamento. 

Gênesis 14:19-20 "E abençoou Abrão, dizendo: 'Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os seus inimigos em suas mãos.' E Abrão lhe deu o dízimo de tudo." Esse é o primeiro exemplo de dízimo, quando Abraão deu o dízimo a Melquisedeque. 
Gênesis 28:20-22 "Então Jacó fez um voto, dizendo: 'Se Deus for comigo, cuidar de mim nesta jornada que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo." 
Levítico 27:30-32 "Todos os dízimos da terra, seja dos cereais, seja das frutas das árvores, pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. Se alguém quiser resgatar parte do seu dízimo, terá que acrescentar um quinto ao seu valor. O dízimo de todo o gado e rebanho, cada décimo animal que passa debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor." 
Números 18:21 "Dou aos levitas todos os dízimos de Israel como herança, pela obra que fazem, o serviço da tenda do encontro." 
Deuteronômio 12:5-6 "Mas buscareis o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome, para sua habitação, e ali vireis. E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas." 
Deuteronômio 14:22-23 "Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás o dízimo do teu cereal, do teu vinho, do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas, para que aprendas a temer sempre ao Senhor teu Deus." 
Deuteronômio 26:12 "Quando tiveres acabado de separar todos os dízimos da tua novidade, no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão, e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem." 
2 Crônicas 31:5-6 "Assim que esta ordem foi proclamada, os filhos de Israel trouxeram em abundância as primícias do cereal, do vinho, do azeite, do mel e de todos os produtos dos campos; trouxeram também os dízimos de tudo com abundância. Os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá trouxeram também os dízimos do gado e das ovelhas e trouxeram os dízimos das coisas consagradas, que foram dedicadas ao Senhor seu Deus, e os depositaram em grandes montões." 
Malaquias 3:8-10 "Pode um homem roubar a Deus? Contudo, vocês estão me roubando. E ainda perguntam: 'Como é que te roubamos?' Nos dízimos e nas ofertas. Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando. Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova, diz o Senhor dos Exércitos, e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las." 

Novo Testamento: 

Mateus 23:23 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e desprezais o que há de mais importante na lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Vós, porém, deveis fazer estas coisas, sem omitir aquelas." 
Lucas 11:42 "Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda, e de todas as hortaliças, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras." 
Êxodo 25:1-2 "Disse o Senhor a Moisés: Diga aos israelitas que me tragam uma oferta. Receba-a de todo aquele cujo coração o compelir a dar." 
Êxodo 35:5"Tomai do que tendes uma oferta para o Senhor; cada um, de coração disposto, a trará ao Senhor: ouro, prata e bronze." 
Levítico 7:37-38 "Essa é a regulamentação do holocausto, da oferta de cereal, da oferta pelo pecado, da oferta pela culpa, da oferta da ordenação e do sacrifício de comunhão, conforme o Senhor ordenou a Moisés no monte Sinai, no dia em que ordenou aos israelitas que trouxessem suas ofertas ao Senhor, no deserto do Sinai." Diga a Arão e aos seus filhos, e a todos os israelitas: Se algum de vocês, seja israelita, seja estrangeiro residente em Israel, trouxer uma oferta queimada ao Senhor, seja para cumprir um voto, seja como oferta voluntária, tragam um animal macho sem defeito do gado, das ovelhas ou das cabras, para que seja aceito em favor de vocês." 
Levítico 23:37 "Estas são as festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, para oferecer ao Senhor ofertas queimadas, holocaustos, ofertas de cereais, sacrifícios e libações, conforme o prescrito para cada dia." 
Deuteronômio 16:17Cada um de vocês trará uma oferta conforme as bênçãos recebidas do Senhor, o seu Deus." 
1 Crônicas 16:29 "Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei uma oferta, e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da santidade." 
2 Crônicas 31:1 "Trouxeram fielmente as ofertas, os dízimos e os dons consagrados. O levita Conanias foi encarregado dessas coisas, e Simei, seu irmão, era o segundo." 
Neemias 10:35-3 "Nós também traremos anualmente às instalações do templo do Senhor a primeira colheita de nossas terras e das primeiras frutas de todas as árvores, assim como o primeiro dos nossos filhos e dos primeiros filhotes dos nossos rebanhos, conforme está escrito na Lei. Traremos as primeiras de nossas massas, as nossas ofertas sagradas, o fruto de todas as nossas árvores, e o vinho e o azeite para os sacerdotes, para serem guardados nas dependências do templo do nosso Deus, e traremos aos levitas os dízimos das nossas colheitas, pois é a eles que os dízimos são devidos, quando colhemos os nossos campos." 
Salmos 96:8 "Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios." 
Provérbios 3:9 "Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda." 
Mateus 5:23-24 "Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta." 
Marcos 12:41-44 "Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as ofertas e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequenas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando os seus discípulos, Jesus declarou: 'Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver.'" 
Lucas 21:1-4 "Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre. E disse: 'Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver.'" 
2 Coríntios 9:6-7 "Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco; e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria." 
Filipenses 4:18 "Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. São uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus." 

Conclusão 

Em sumo, neste artigo falamos um pouco sobre Onde fala do Dízimo na Bíblia do Novo Testamento e pontuamos sobre outras questões sobre dízimo e ofertas na bíblia. Se você ficou com alguma dúvidas, deixe nos comentários e iremos responder assim que possível. 

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Articles

Religião

Afagos na Bíblia: Significado, Contexto e Mensagem Espiritual

O que significa “afagos” na Bíblia? Na Bíblia, a palavra “afagos” pode...

Religião

Como Eva nasceu da costela de Adão?

A narrativa sobre a criação de Eva a partir da costela de...

Religião

Como se multiplicou a família de Adão e Eva?

A narrativa bíblica de Adão e Eva, presente no livro do Gênesis,...

Religião

Como se reproduziram os filhos de Adão e Eva?

A questão de como os filhos de Adão e Eva se reproduziram...