Abigail é umas das personagens da bíblia que traz muito ensinos poderosos. Por exemplo, fidelidade de uma mulher que não era valorizada por seu esposo, paciência para lidar com as pessoas, coragem e serviço.
Em um pequeno vilarejo cercado pelo calor do deserto, vivia Abigail, uma mulher cuja sabedoria e coragem foi vista por milhares de pessoas ao passar dos anos. Uma mulher de coragem que enfrentou adversidades e alcançou uma benção da parte de Deus
Abigail é conhecida por acalmar a irá de Davi na Bíblia e salvar seu marido das mãos do rei. Nabal era conhecido por sua extrema maldade e falta de gratidão. Nabal é tido por muitos como sendo uma personificação do mal e arrisco dizer o próprio diabo em pessoa. Nabal era um homem muito rico e que possuía muitas terras, no entanto, ele era um homem tolo ( 1 Samuel 25).
1 Samuel 25
1 Samuel 25 descreve Abigail sendo a mulher que intercedeu por seu marido, mesmo ele sendo um filho de belial. Depois da morte de Nabal, Abigail tornou-se esposa do rei Davi e teve um filho com ele, seu nome era Quileabe.
Dito tudo isso, vamos explorar um pouco sobre a vida e algumas virtudes que essa mulher tinha na bíblia. Descubra nas linhas a seguir quais são as cinco virtudes de Abigail na bíblia.
Ela era uma mulher:
- Sabia;
- De coragem;
- Humilde;
- Generosa;
- Paciente;
- Intercessora.
1. Mulher com extrema sabedoria
A sabedoria é algo que é dado a pouco, mas, mais Deus quer dar a todos os seus filhos. Abigail tinha essa sabedoria – ela discerniu rapidamente que o rei viria para matar seu marido e buscou meios para evitar a tragédia. De acordo com o texto grego, a palavra “sabedoria” quer dizer “alguém que dá sabor”.
Esse dom é visto nessa mulher devido a sua doçura em palavras para conquistar o rei e não cometer o que ele já havia determinado.
2. Humildade conquista tudo
Um dos pontos primordiais de Abigail é que ela era uma mulher humilde, ser humilde é uma dádiva que são para poucos. Ela tendo tudo, se limitou a nada para ir até o rei pedir misericórdia. Tendo em vista, Abigail tinha tudo do bom e do melhor. Ou seja, ela poderia muito bem ficar sem fazer nada e contar ao seu marido e assim começar uma guerra. Ser humilde não se trata de ser pobre ou rico – mas sim tendo tudo viver como não tendo nada.
3. Mulher de coragem
Ela foi ao encontro do rei e de seus soldados para lhe pedir para não ir contra seu marido em guerra. Ela teve coragem assim como a rainha Ester teve com o rei Assuero.
4. Generosidade uma marca de nascença
Abigail era uma mulher generosa que oferecia comida e suprimentos para os demais. Ela demonstra com essa ação a qualidade que tinha que era servir aos outros. Ela era uma mulher virtuosa como descreve o rei Salomão.
5. Paciência
Por último, Abigail era uma mulher paciente que mostrou calma em meio um conflito que ia destruir sua casa. A paciência que ela teve com seu marido nos anos, mostrou como é possível esperar em Deus. Deus sempre tem um plano para seus amados que esperam no Senhor, ela esperou e teve como marido após a morte de Nabal, o rei Davi.
Conclusão
Portanto, Abigail era uma mulher incrivel que encaixava muito bem nos escritos de provérbios. Afinal, Salomão conhecia muito bem Abigail e pode ser que em seus provérbios escrito podem ter uma pitada de inspiração nessa incrível mulher. Em uma lista de mulheres na bíblia que venceram o medo e obtiveram sucesso, com certeza Abigail está nessa lista.
Leave a comment